Quem sou eu

Minha foto
Somos Três universitários de cursos dinstintos e diferentes áreas de atuação e conhecimento, mas com o mesmo propósito de informar e discutir assuntos com seriedade e responsabilidade!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

PATRIOTAS SIM, MAS SÓ ENQUANTO ESTIVER VENCENDO !

É assim, mas só quando o assunto é futebol, que se comporta o brasileiro.
Falta de patriotismo ou brilhantismo exagerado da torcida?

Esta Copa da África nós fomos confrontados com muitas belezas do país sede, com a visível receptividade do povo africano e também com a surpreendente melhora da qualidade do futebol apresentado por países antes pouco acreditados.

Mas o que me surpreendeu de verdade nesta Copa não foi nenhum destes acontecimentos e sim a maneira como os torcedores, ou pelo menos, grande parte da torcida brasileira reage ao ver a Seleção perder um jogo na Copa.

É impressionante ver como acaba a paixão, a torcida, a alegria do povo brasileiro mediante uma derrota. Podemos constatar isso na chegada da Seleção ao Brasil, poucos foram os torcedores que compareceram ao Aeroporto para recepcionar os nossos jogadores. E a imprensa também não ajuda nem um pouco, jogando os torcedores contra a Seleção e o técnico Dunga.

Para termos idéia do tamanho da injustiça precisamos comparar resultados com outras seleções e suas respectivas chegadas aos seus países de origem.

O Japão após ter chegado as oitavas na Copa e perder, seus jogadores voltaram para casa em silêncio, mas debaixo de aplausos e gritos de incentivo por parte de torcedores.


A seleção da Argentina que também não foi muito longe na Copa parando nas quartas de final (como o Brasil) diante da Alemanha, perdendo por 4x0 e sem que o principal atacante da seleção (Messi) fizesse um golzinho durante toda a copa, mesmo com esses resultados a seleção Argentina teve uma incrível recepção digna de campeões. Cerca de 20 mil fãs estavam aguardando o retorno para casa da seleção, para manifestar seu apoio aos jogadores e ao técnico Maradona.


E a festa feita no Uruguai para receber a Seleção, é impressionante a quantidade de pessoas que foram as ruas agradecer e abrilhantar a presença dos jogadores uruguaios no mundial... Isso após chegarem até as semifinais e perder para a Holanda tendo que disputar o amargo 3º lugar na competição e perder novamente, desta vez para a Alemanha!



Vendo isso podemos refletir um pouco se esse descontentamento exagerado é realmente verdadeiro ou o povo brasileiro só não gosta de sair perdendo no futebol, sim porque se tivessem a mesma perseverança para protestar, reclamar e movimentar inúmeros sites e jornais para se opor aos políticos que temos no poder hoje em dia, talvez a realidade seria muito diferente em nosso país.

Portanto vale a pena refletir sobre nossos atos e, se necessário, rever nossos conceitos. Fica a dica!


Por: Wallace Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário